Mesmo sem ser um expert, você pode se aventurar nas infinitas combinações de cores para levar diferentes sensações para seus ambientes. Separamos algumas cores para entendermos um pouco dos seus efeitos nas pessoas.

AZUL: é uma cor terapêutica, provoca tranquilidade passiva nos ambientes. Por ser um tom altamente calmante, é ideal para ambientes de relaxamento.

LARANJA: cor da comunicação, do calor afetivo, da segurança e confiança. Estimula otimismo, entusiasmo e aumenta o apetite. Tons mais pálidos estimulam a descoberta e o desenvolvimento da criatividade.

AMARELO: cor de grande energia. É quente, expansiva e ativa a mente para abrir novas ideias. Ajuda na aprendizagem, mas em excesso pode tornar a pessoa “egocêntrica”.

MAGENTA: é viva, dramática e estimula a tomada de decisões. Em empreendimentos comerciais, é indicada para detalhes e complementos da arquitetura.

VERMELHO: a cor do fogo, da paixão e do entusiasmo. Ajuda a combater a falta de energia e o estresse. Representa o sangue, que é a essência da vida.

VERDE: tranquilidade, frescor e limpeza. A cor do equilíbrio e da harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, dando uma sensação de liberdade e fluidez.

PRETO: representa poder e elegância. Imponente e sofisticada, a cor transmite uma sensação de seriedade e prudência. Por possuir a propriedade física de absorver quase todos os raios luminosos que incidem sobre ela, tem o poder de esquentar o ambiente.

BRANCO: o branco tem o poder de realçar todas as outras cores, fazendo com que elas ganhem luminosidade e vida. É uma cor neutra, mas transmite paz, pureza, inocência e simplicidade.